Adolescentes de Centro Socioeducativo de Feira de Santana fazem dois agentes refA�ns

Protesto teria sido por conta do atraso na entrega de alimentos na unidade

0 126

Nesta segunda-feira (11), 24 adolescentesA�de um alojamento da Centro de Atendimento Socieducativo (Case) Zilda Arns, na cidade de Feira de Santana, fizeram dois educadores refA�ns, de acordo com informaA�A�es do Sindicato dos Agentes Disciplinares e Socioeducadores (Sindap).

Zito Santos, diretor do Sindap, declarou que os educadores foram surpreendidos pelos adolescentes e ficaram sob o poder deles por cerca de 1 hora.

PorA�m, segundoA�a FundaA�A?o da CrianA�a e Adolescente (Fundac), responsA?vel pela gestA?o do Case, os funcionA?rios nA?o foram feitos refA�ns. O A?rgA?o, no entanto, confirma que houve um protesto dos internos.

Durante a manifestaA�A?o, o grupo de adolescentes subiu no telhado da instituiA�A?o. NinguA�m se feriu.

O diretor do Sindap declarou que a causa do protesto foi o atraso na entrega de alimentos na unidade:

Por conta da ventania de ontem (domingo), a regiA?o ficou sem energiaA�e issoA�gerou atraso na alimentaA�A?o. Sendo assim, os internos resolveram se manifestar,A�segurandoA�dois socioeducadores dentro do alojamentoA�eA�fazendo-os de refA�ns

AtravA�s de nota, a Fundac informou que os internos faziam “reivindicaA�A�es que nA?o podem ser atendidas por ferirem o regimentoA�interno da unidade”,A�como o fim da revista de familiares, acesso A� comida e roupa levada por visitantes e liberaA�A?o para usar cortes especA�ficos de cabelo.

De acordo com Zito Santos, os adolescentes acabaram sendo contidos por policiais militares:

Apesar dos manifestantes tambA�m terem depredado alguns equipamentos, os policiais chegaram e aA�situaA�A?o foi controlada.

Confira, na A�ntegra, a nota da Fundac

A FundaA�A?o da CrianA�a e do Adolescente (Fundac) vem, por meio desta, esclarecer os fatos relativos A� manifestaA�A?o de adolescentes ocorrida hoje (11), por volta das 11h, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Zilda Arns, localizada no municA�pio de Feira de Santana.

Segundo relatA?rio da gerA?ncia da unidade, 24 adolescentes, de um dos alojamentos da unidade, fizeram reivindicaA�A�es que nA?o podem ser atendidas, por ferirem o regimento interno da unidade e as normas e procedimentos padronizados de funcionamento das unidades de cumprimento de medida socioeducativa da Fundac. Dentre as reivindicaA�A�es nA?o atendidas estavam pedidos de alimentaA�A?o e roupas trazidas por visitantes, cortes de cabelo que os identifique como integrantes de grupos especA�ficos e ausA?ncia de revista em familiares e visitantes.

O nA?o atendimento das reivindicaA�A�es gerou protesto dos adolescentes, que subiram no telhado do alojamento, mas foram contidos pelos colaboradores da unidade. NA?o houve atos violentos, refA�ns ou feridos. A PolA�cia Militar, que atua no posto avanA�ado, localizado na entrada da unidade, foi acionada para mediar o conflito, que durou cerca de uma hora.A�

Esclarece-se que a unidade manteve seu funcionamento normal e que, em casos como este, e com a constataA�A?o de danos ao patrimA?nio da unidade, a Fundac utiliza como procedimento padrA?o a criaA�A?o de uma comissA?o interna para apurar o incidente e tomar todas as providA?ncias administrativas cabA�veis, alA�m de implantar outras medidas preventivas que visem inibir tais ocorrA?ncias.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...