ConvenA�A�es para escolha de candidatos a presidente do Brasil iniciam nesta sexta (20); conheA�a os prA�-candidatos

AtA� o momento, 18 nomes foram apresentados pelos partidos para o pleito.

0 170

Ainda com o cenA?rio de coligaA�A�es indefinido, os partidos polA�ticos comeA�am nestaA�sexta-feira (20)A�a realizar as convenA�A�es nacionais que vA?o decidir os candidatos A� PresidA?ncia da RepA?blica nas eleiA�A�esA�de outubro. Os nomes dos candidatos a presidente e a vice tA?m que ser aprovados nas convenA�A�es atA�A�o dia 5 de agosto,A�e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atA�A�15 do mesmo mA?s. AtA� o momento, 18 nomes foram apresentados pelos partidos para o pleito.A�

O nA?mero de prA�-candidatos jA? foi superior a 20, porA�m, alguns desistiram no meio do caminho e outros foram barrados pelos partidos polA�ticos. O total de candidatos poderA? ser menor, jA? que alguns partidos, como o DEM, o SD e o PCdoB, estA?o sendo provocados a desistir da candidatura prA?pria para apoiar chapas mais competitivas.

Em entrevista, o cientista polA�tico Leonardo Barreto comentou que o quadro de indefiniA�A?o se deve a fatores diversos, comeA�ando pelo fato de o PalA?cio do Planalto nA?o estar influenciando o processo eleitoral. a�?Quando o Executivo estA? forte, tentando a reeleiA�A?o ou fazer o sucessor, a tendA?ncia A� que a coligaA�A?o governista seja reproduzida, a oposiA�A?o se organize e atA� surja a terceira via. Neste ano, o governo nA?o tem um candidato forte nem colocou peso no candidato da oposiA�A?o. Isso levou A� pulverizaA�A?o de candidaturasa�?, comentou.

Neste cenA?rio com vA?rios candidatos, avaliou Barreto, atA� agora nenhum nome empolgou nem se apresentou como favorito, o que cria dificuldades para os partidos se posicionarem, pois todos querem apostar em alguA�m com chances de vitA?ria. AlA�m disso, os partidos queremA�terA�claro o papel que exercerA?o no futuro governo. a�?Todos esses fatores levam ao quadro de barata voa nas convenA�A�esa�?, afirmou.

Jogo de Xadrez

O PDT, PSC e PCB estA?o com reuniA�es marcadas para esta quinta-feira. Em BrasA�lia, os convencionais do PDT e do PSC vA?o decidir se confirmam as candidaturas de Ciro Gomes e Paulo Rabello de Castro, respectivamente. Ciro e Rabello ainda nA?o tA?m nomes para vice. O PCB se reunirA? no RioA�de Janeiro, mas nA?oA�terA? candidato prA?prio na eleiA�A?o presidencialA�de outubro.

AmanhA?, serA? o dia do PSOL, PMN e Avante realizarem suas convenA�A�es. PMN e Avante tendem a nA?oA�terA�candidaturas prA?prias, enquanto o PSOLA�deve confirmar a chapa Guilherme Boulos e SA?nia Guajajara.A�Domingo (22), o PSL se reA?ne no RioA�de JaneiroA�para debater a candidatura do deputado Jair Bolsonaro, as alianA�as possA�veis e o nome do vice.

Conforme Barreto, a partir das convenA�A�es, as articulaA�A�es polA�ticas para formaA�A?o das alianA�as nacionais deverA?o se afunilar, com vantagem para os maiores partidos que tA?m a�?mais meios de trocaa�?. Ou seja, as negociaA�A�es vA?o levar em conta o tempo de televisA?o que pode ser agregado nas disputas estaduais, os recursos para finaciamento das campanhas, as bancadas de deputados federais e estaduais e o total de prefeitos, que sA?o cabos eleitorais decisivos nas eleiA�A�es.

Confira quem sA?o os prA�-candidato A� PresidA?ncia da RepA?blica:

Foto: ReproduA�A?o

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...