Fake news sobre vacinas esvaziam postos e podem causar o retorno da poliomielite

NotA�cias falsas relacionam vacinas a casos de autismo e obesidade; especialistas descartam ligaA�A?o

0 297

As notA�cias falsas, as chamadas fake news, divulgadas sobre as vacinas que combatem a febre amarela e a poliomielite dA?o um exemplo de quA?o nociva a falta de informaA�A?o pode ser.

AtravA�s de um grupo no WhatsApp, a dona de casa Lourdes Silva recebeu o A?udio de uma suposta mA�dica que listava motivos para comprovar que a imunizaA�A?o era a�?extremamente nocivaa�?. a�?Ela explicou que as pessoas terA?o sA�rios problemas por causa das reaA�A�esa�?, comentou sobre a vacina da febre amarela.

Bahia lidera risco de retorno da polio
Dados do MinistA�rio da SaA?de mostram que 63 cidades do estado nA?o vacinaram nem metade das crianA�as que compA�em o pA?blico-alvo da imunizaA�A?o no ano de 2017. A taxa, segundo o coordenador de ImunizaA�A?o da Secretaria de SaA?de do Estado, Ramon Saavedra, tem sido baixa desde 2016.

a�?A medida em que a cobertura vacinal vai sofrendo queda, o risco vai aumentando. O que mantA�m livre da doenA�a A� o mecanismo de vacinaA�A?o. No caso da polio, existe uma meta de 95% de vacinaA�A?o para ser alcanA�ada e, desde 2016, a Bahia nA?o tA?m conseguido alcanA�ar essa metaa�?, explicou.

De acordo com a Sesab, em 2017 sA? 70% do pA?blico-alvo foi vacinado no estado. a�?Em relaA�A?o a Febre Amarela, a cobertura em 2018 tambA�m ficou em 68%. Existe uma linha de aA�A?o para tentar combater essas notA�cias [falsas] que tA?m colocado a populaA�A?o em riscoa�?, completou Saavedra.

Fake news ligam vacinas a casos de autismo
No Youtube, os vA�deos que incentivam a rejeiA�A?o da imunizaA�A?o contra a polio e Febre Amarela acumulam milhares de visualizaA�A�es e atribuem casos de autismo e obesidade aos medicamentos. Um deles, intitulado de a�?A bula assustadora da vacina contra a Febre Amarelaa�? a�� que tem como fonte a�?uma enfermeiraa�? que sequer foi identificada a�� afirma que o medicamento contA�m uma alta dose de mercA?rio e incentiva a substituiA�A?o por uma pomada A� base de andiroba. a�?Eu nA?o tomei. EstA?o querendo exterminar a populaA�A?oa�?, diz um dos comentA?rios .

Boato foi causado por a�?interesse comerciala�?
De acordo com a diretora-geral do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, a relaA�A?o entre as vacinas e o autismo A� fruto de uma farsa jA? descoberta, mas que ainda circula pela internet. a�?Em 1998, uma revista conceituada internacionalmente publicou um estudo que associava a [vacina] trA�plice viral ao autismo. Em 2010, a prA?pria revista retirou esse estudo, pois era uma fraude. O mA�dico que fez esse artigo A�tinha interesses comerciais. EntA?o, atA� hoje as pessoas falam isso [da relaA�A?o com o autismo]. Mas jA? foi descartadoa�?, explicou.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...