Ibope: Bolsonaro vai a 22%; Ciro Gomes e Marina Silva empatam com 12%

Levantamento foi feito entre os dias 1 e 3 e ouviu 2002 eleitores; margem de erro A� de 2 pontos

0 136

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa de intenA�A?o de voto na eleiA�A?o presidencial. Em nota, o Ibope explicou que a pesquisa de intenA�A?o de votos realizada entre os dias 1A? e 3 de setembro nA?o incluiu o ex-presidente Lula (PT), devido aos decorrentes indeferimentos de sua candidatura.

a�?O Ibope deixou de aplicar o questionA?rio em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da RepA?blica, como constava no registro da pesquisa feita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto pesquisou apenas o cenA?rio em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro.A�A�Diante disso, e convicto de que agiu de boa fA� e dentro da lei, e, ainda, no intuito de nA?o privar o eleitor de informaA�A�es relevantes sobre a situaA�A?o atual das intenA�A�es de voto na eleiA�A?o presidencial, o Ibope decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgaA�A?o, decisA?o que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o a�?Estado de S.Pauloa�?a�?,A�explicou em nota.

Confira os nA?meros:
  • Jair BolsonaroA�(PSL): 22%
  • Marina SilvaA�(Rede): 12%
  • Ciro GomesA�(PDT): 12%
  • Geraldo AlckminA�(PSDB): 9%
  • Fernando HaddadA�(PT): 6%
  • Alvaro DiasA�(Podemos): 3%
  • JoA?o AmoA?doA�(Novo): 3%
  • Henrique MeirellesA�(MDB): 2%
  • Guilherme BoulosA�(PSOL): 1%
  • VeraA�(PSTU): 1%
  • JoA?o Goulart FilhoA�(PPL): 1%
  • Cabo DacioloA�(Patriota): 0%
  • EymaelA�(DC): 0%
  • Branco/nulos:A�21%
  • NA?o sabe/nA?o respondeu:A�7%

 

a�� A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal a�?O Estado de S.Pauloa�?. A� o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficializaA�A?o das candidaturas na JustiA�a Eleitoral e o primeiro depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Lula.

No levantamento anterior, feito de 17 a 19 de agosto, os percentuais de intenA�A?o de votos no cenA?rio em que o candidato do PT A� Haddad foram os seguintes:

Bolsonaro, 20%; Marina, 12%; Ciro, 9%; Alckmin, 7%; Haddad, 4%; Alvaro Dias, 3%; Eymael, 1%; Boulos, 1%; Meirelles, 1%; AmoA?do, 1%; Cabo Daciolo, 1%; Vera, 1%; JoA?o Goulart Filho, 1%; Branco/nulos: 29%; NA?o sabe/nA?o respondeu: 9%.

Sobre a A?ltima pesquisa Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos;A�Quem foi ouvido: 2.002 eleitores;A�Quando a pesquisa foi feita: 1 a 3 de setembro;A�Registro no TSE:A�BRa�?05003/2018.

O nA�vel de confianA�a utilizado A� de 95%. Isso quer dizer que hA? uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro 0% significa que o candidato nA?o atingiu 1%. TraA�o significa que o candidato nA?o foi citado por nenhum entrevistado.

 

SimulaA�A�es de 2A? turno

Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; nA?o sabe/nA?o respondeu: 4%)

Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; nA?o sabe/nA?o respondeu: 4%)

Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; nA?o sabe/nA?o respondeu: 3%)

Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; nA?o sabe/nA?o respondeu: 5%)

 

RejeiA�A?oA�a�� O Ibope tambA�m mediu a taxa de rejeiA�A?o (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos nA?o votaria de jeito nenhum).

Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

Veja os A�ndices:

Bolsonaro: 44%

Marina: 26%

Haddad: 23%

Alckmin: 22%

Ciro: 20%

Meirelles: 14%

Cabo Daciolo: 14%

Eymael: 14%

Alvaro Dias: 13%

Boulos: 13%

Vera: 13%

AmoA?do: 12%

JoA?o Goulart Filho: 11%

Poderia votar em todos: 1% NA?o sabe/nA?o respondeu: 10% ObservaA�A�es: os entrevistados podem citar mais de um candidato, portanto os resultados somam mais de 100%; nA?o A� possA�vel comparar os resultados desta pergunta com os da rodada anterior, jA? que Lula nA?o constou como opA�A?o de resposta porque sua candidatura foi indeferida. Com informaA�A�es do G1.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...