LAURO DE FREITAS: contra suicA�dio, clA�nica oferece atendimento gratuito para pA?blico de baixa renda

O atendimento gratuito pode se estender por atA� 2 meses e os casos considerados mais graves terA?o continuidade de assistA?ncia garantida apA?s serem avaliados

0 159

Durante o Setembro Amarelo, perA�odo em que a sociedade brasileira estA? mobilizada na prevenA�A?o do suicA�dio, uma clA�nica de Lauro de Freitas, na RegiA?o Metropolitana de Salvador (RMS), oferece 20 vagas de atendimento gratuito para o pA?blico de baixa renda.

a�?Quem precisa de ajuda e enfrenta situaA�A�es delicadas, com ideias e pensamentos suicidas, e que nA?o possui condiA�A�es financeiras, podem nos procurara�?, afirmou o psicA?logo e diretor da ClA�nica FA?nix, Joaquim Moura.

A unidade funciona no bairro de Itinga, na Rua Everaldina da Paz, nA?mero 620 a�� Loteamento PA�rola Negra, Quadra 2, Lote 3. Os interessados devem agendar a consulta pelo telefone (71) 3288-4523 e apresentar, em seguida, comprovante de renda no momento da triagem.

A assessoria da clA�nica esclareceu que o atendimento gratuito pode se estender por atA� 2 meses e os casos considerados mais graves terA?o continuidade de assistA?ncia garantida apA?s serem avaliados.

Setembro AmareloA�a�� O Setembro Amarelo A� uma iniciativa do Centro de ValorizaA�A?o da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da AssociaA�A?o Brasileira de Psiquiatria (ABP) que comeA�ou em BrasA�lia, em 2015.

Segundo a OrganizaA�A?o Mundial de SaA?de (OMS), o suicA�dio pode ser prevenido em 90% dos casos. Atualmente, 32 brasileiros se matam por dia, em mA�dia, nA?mero que supera os casos de morte por Aids e da maioria dos tipos de cA?ncer. No mundo, 800 mil pessoas tiram a prA?pria vida anualmente.

De acordo com o MinistA�rio da SaA?de, esta A� a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e adultos de 29 anos.

O que fazerA�a�� Segundo especialistas, cabe a quem percebe comportamento alterado de um parente, amigo ou colega retirar do seu alcance, de forma discreta, A?lcool, drogas, medicamentos ou objetos afiados que possam ser usados em uma tentativa de suicA�dio. TambA�m A�A�preciso buscar auxA�lio mA�dico imediato para identificar o que se passa com a pessoa e ser possA�vel oferecer o tratamento adequado em tempo hA?bil.

Em situaA�A�es de emergA?ncia A� importante recorrer ao atendimento gratuito do CVV que em Salvador e na RMS atende por meio do telefone (71) 3322-4111 ou pelo e-mail atendimento@cvv.org.br

bahia.ba

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...