Moema Gramacho (PT) demitiu hoje cerca de 700 profissionais da educação e fragiliza educação em Lauro de Freitas

0 3.947

A Prefeitura de Lauro de Freitas demitiu hoje cerca de 700 profissionais em educação, contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os serviodores foram demitidos sem nenhum aviso anterior, antes do fim do contrato e antes do término do ano letivo.

Foto: Gilberto Júnior/BNews

Desconsiderando a tradição democrática das comissões paritárias para o tratamento dos temas relativos à Educação e aos seus servidores, a SEMED de modo unilateral opta pela demissão dos profissionais temporários antes do fim do ano letivo (20 de dezembro) e põe em risco o início do ano letivo de 2020.

Sabemos que a manutenção desses servidores contribui para uma maior estabilidade da Rede, uma vez que os mesmos já estão ambientados, vide as inúmeras mostras pedagógicas feitas, como, por exemplo, a mostra relativa ao trabalho desenvolvido através da disciplina “História e Cultura afro indígena”. Essa decisão tomada de modo surpreendente, sem o chamado da entidade sindical fragiliza a democracia no município e precariza o trabalho docente.

O Sindicato, desde já, coloca-se a disposição dos profissionais que tiveram seus contratos rescindidos para auxiliá-los no que se refere aos valores rescisórios e reafirma a decisão do nosso último Congresso que não mais permitiremos o tamanho desrespeito que tais contratos submetem professoras e professores que constroem a educação publica deste município. Exigimos que o Concurso Público seja realizado o mais rápido possível. Exigimos também que o processo seletivo REDA se inicie já, a fim de não prejudicar o início do ano letivo de 2020 e que tal contrato respeite a lei nacional do piso que estabelece valor salarial mínimo e tempo mínimo de 1/3 da jornada para planejamento e estudos.

Fonte: ASPROLF

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...